mercredi 20 juin 2007

 

NOTÍCIAS FRESQUINHAS. Continuação...

3. DOCUMENTAÇÃO

Chegando em Montreal viemos para Laval, onde moram nossos sobrinhos. Estavamos então decididos a ficar em Montreal apesar de termos feito o processo federal e termos escolhido inicialmente Toronto para morar. No decorrer do processo ficamos sabendo que uma vez tendo o visto, pode-se ficar em qualquer provincia e, como nossos familiares estão aqui na província de Quebec, fomos mudando nossa idéia e acabamos nos decidindo por ficar por aqui. Diante disso, no mesmo dia que chegamos tivemos que procurar o escritório do Ministerio da Imigração aqui em Laval (Ministère de l'Immigration et des Communautés culturelles)para providenciarmos o nosso aceite em Quebec, já que não temos o CSQ (que é dado para quem faz o processo de imigração por Quebec). Sem esse número não temos direito aos benefícios da província. Neste Ministério fomos atendidos,imaginem, por uma brasileira, o que facilitou muito as coisas já que não falamos frances, somente o ingles. Ela então providenciou uma carta, uma para cada um de nós, declarando que fomos aceitos pela provincia de Quebec apesar de não termos o tal no. de CSQ. Depois deu-nos algumas explicações sobre a documentação, bem como um folheto com a relação dos documentos e os endereços de cada escritório. Também forneceu-nos os formulários necessários para os tais documentos. Vou tentar explicar um pouco disso, mas achei a principio um pouco confuso:

a) Carta de aceitação de Quebec para quem não tem o CSQ;
b) Social Insurance Number (SIN) ou Carte d'assurance sociale - na verdade esse é tipo nosso CPF. Deve ser requerido no escritorio do Ministère des Resources humaines et du Développement des compétences do bairro ou municipio onde voce morando e irão pedir o número do código postal de seu endereço (álias tudo aqui é feito de acordo com o seu código postal). Este número serve para abrir conta bancária, imposto de renda, contrato de aluguel e, segundo nos instruiram, não deve ser usado na bolsa ou carteira como fazemos no Brasil, mas guardado em casa e só usado quando necessário. Já saimos de lá com o nosso no. e enviaram o cartão pelo correio. Recebemos em cerca de 10 dias;
c) Health Insurance ou Carte d'assurance-maladie - tivemos que apresentar a tal carta de aceite em Quebec, os formulários IMM1000, os passaportes, prova de residência e uma foto de um tamanho especifico, que pode ser tirada nas lojas Jean Coutu ou no proprio escritorio do governo (tira na hora, só que é mais caro e demora mais). O escritório localiza-se em Montreal (425, Boulevard de Maisonneuve Ouest), e é onde todos devemos ir. Por isso a fila é grande. Pega-se primeiro uma senha e depois ser atendido em guiches, mas tudo com muito conforto e sem tumulto. Levamos cerca de 40 minutos para sermos atendidos. Como ainda não tinhamos alugado uma casa e estavamos hospedados na casa de nosso sobrinho ele teve que ir até lá e declarar que estamos morando com ele. Sem isso não se completa o processo. Bem, feito isso saimos já com o no. do health insurance, porém as carteiras só devem chegar em agosto que é quando passaremos a ter direito a tal banefício (90 dias);
d) Carteira de Motorista ou Permis de conduire - ainda não tiramos. Passaremos as informações depois;
e) Child Tax Benefit - esse benefício é Federal e tem somente esse título mesmo (nada em frances). O formulário veio em ingles e são dados a serem preenchidos sobre o principal aplicante, a(o) esposa(o) e filhos. Voce já deve ter a essa altura o no. do SIN. Tambem deverá informar sua renda e de seu "spouse" nos meses que antecederam sua chegada ao Canada (do inicio do ano ate a data de entrada no país), bem como nos 02 anos anteriores. Na verdade o que fizemos foi apenas converter as informações de nossos Impostos de Renda para dolar canadense e colocar lá. Em anexo mandamos apenas copia da certidão de nascimento de nosso filho (em portugues mesmo) e do IMM1000 (alias esse documento é muito importante, mesmo depois que voce receber o cartao de Residente Permanente). Junto com o formulario já vem o envelope para postagem. Temos apenas que colocar o selo. Normalmente voce encontra correio em algumas farmacias (Jean Coutu ou Pharmaprix).
f) Demande de paiement de soutien aux enfants - esse beneficio é da Provincia de Quebec, tambem para as crianças. É um formulário, todo em frances (que dificuldade!), com informações bem parecidas com as solicitadas pelo Federal e também deve ser remetido pelo correio.
Acho que foi só. Quanto a carteira de Residente Permanente, na verdade ela só serve para entrarmos no Canada de volta, quando viajarmos, ja que o visto de imigrante do passaporte so pode ser utilizado uma vez. Nossas carteiras chegaram em 2 semanas apesar de na imigração termos sido informados de que levaria de 4 a 6 semanas para recebe-las.

To be continued...

mardi 19 juin 2007

 

NOTÍCIAS FRESQUINHAS

Demoramos mas aqui estamos. A falta de noticias deve-se ao fato de serem muitas as novidades e o tempo ser curto para tanto aprendizado. Alem disso estamos de hospedes não só na moradia mas tambem na internet, já que estamos "filando" a internet de nossos anfitriões.

Bem vou procurar fazer um "roteiro"e contar o que tem acontecido, nossa chegada, nossas descobertas, enfim:

1. A VIAGEM
2. A CHEGADA
3. DOCUMENTAÇÃO
4. ESCOLA SECUNDARIA
5. MORADIA
6. PRIMEIRAS IMPRESSÕES

1. A VIAGEM

Saimos de Vitoria/ES com 17 volumes:
- 8 malas (com literalmente os 32 kg permitidos);
- 7 caixas de papelão com cerca de 30 kg cada;
- 1 caixa de transporte de animal (trouxemos o nosso poodle Theo que pesa cerca de 4kg), e
- 1 mala de mão com toda a nossa documentação.
Optamos por trazer tudo conosco e pagarmos excesso de bagagem. Chegamos a conclusão que sairia mais barato do que enviar por container ou pelo correio. Nosso vôo saía de Vitoria para SP (Guarulhos) às 06:00h da manhã.Nosso amigo Alfredo foi nos buscar em casa por volta das 04:00h. Chegando no aeroporto nossa amiga e irmà na fé Leodith já nos aguardava e para nossa surpresa logo chegaram o Rev.Marcos (pastor de nossa igreja) e sua esposa Priscila, mas nem pudemos dar muita atençao a eles pois fomos direto embalar as caixas de papelão já que tinhamos receio de que fossem danificadas durante a viagem. Neste trecho o Theo poderia viajar conosco, assim ainda tinhamos uma bolsa menor de carregar cachorro que depois seria dobrada e colocada em alguma mala. Pagamos cerca de R$ 2.500,00 de excesso de bagagem mas já sabíamos que seria assim. Já tínhamos ido ao aeroporto confirmar diretamente no check-in da TAM essas informações, bem como as do transporte do cachorro. Se voce vai levar o seu animal, lembre-se que a companhia aerea deve ser avisada com antecedencia e que deve ser feita uma reserva no voo para o seu bicho.
Optamos por esse vôo tão cedo por ser direto para Guarulhos o que nos permitiria despachar as malas direto para Toronto sem a necessidade de pegá-las em SP, o que nos aliviaria bastante.
Fizemos reserva em um hotel proximo ao aeroporto que aceitava animal (Comfort Hotel Guarulhos) para passarmos o dia. Eles tem um serviço tipo Day-Use e assim contratamos um quarto double, pagamos preço de triplo e ficamos lá em 4 (minha cunhada, mãe da nossa sobrinha que mora em Montreal e aonde estamos hospedadas, aproveitou e veio com a gente para visitar a filha e assim foi bom pois foi mais uma para carregar mala). O café da manha nos foi dado como cortesia e assim pudemos nos alimentar e descansar. Ficamos lá até 17:00h e aí voltamos para o aeroporto. Nosso vôo era às 21:30h mas ainda tinhamos muito o que fazer no aeroporto, além disso a Policia Federal estava em greve e as filas para embarque eram enormes.
Logo que chegmos fomos fazer a Declaração de Porte de Valores e em seguida despachamos o Theo no check-in da Air Canada. Demos a ele meio comprimido de Dramin, o que na verdade parece que não adiantou muito pois ele chegou em Toronto absolutamente rouco (acho que de tanto latir, o que significa que não dormiu).Tudo parecia facil se não fosse a kilométrica fila que tivermos de pegar para embarcar. Já estava do lado de fora do aeroporto. Tínhamos 1 hora e meia para o vôo e foi literlmente o tempo que levamos para entrar. Quando coseguimos passar já entramos direto no avião. E quando demos conta já estávamos voando para o nosso destino.

2. A CHEGADA

No avião o Luiz só pensava em como seria quando chegassemos em Toronto e tivessemos que pegar os nossos 17 volumes + as 2 malas da minha cunhada. Sofreu por antecipação. Bem, chegamos, passamos pelos guiches e como nossos papéis eram de imigrantes fomos direto para a imigração. Fomos muito bem atendidos e sem demora.Foi-nos pedido uma foto para o cartão de Residente Permanente a após abrir um envelope de fotos nenhuma servia, mas sem problemas o próprio rapaz levou-nos para uma sala ao final do atendimento e tirou as tais fotos, absolutamente free. Dali descemos e fomos de encontro ãs nossas malas, ao Theo e a minha cunhada. Só restavam nossas malas, a essa altura. Um "maleiro" esperto já tinha "filmado" a quantidade de malas e achava que era um grupo e ficou por ali aguardando, então quando chegamos ele já estava à nossa disposição.
Estavamos preocupados pois nosso vôo de conexão para Montreal era às 09:00h. Tínhamos chegado às 07:00h e ainda tinhamos que pegar as malas e passar pela Alfandega. Mas eis que o anjo maleiro, com certeza enviado por Deus, nos ajudou e muito. Logo pegou um super carrinho que coube todos os nossos volumes e só falava assim: vem comigo! Levou-nos direto para a Alfandega e lá parecia que todos o conheciam. O Theo latia feito um doido pois queria sair da caixa. O homem da Alfandega, checou nossas listas com os itens que traziamos e do que ainda iremos trazer. É importante que essas listas tenham os valores de cada item e o total para facilitar. Depois verificou os papeis do Theo e nos mandou pagar a taxa de entrada dele no país em uma Caixa bem próximo. Perguntou quanto traziamos de dinheiro e enquanto isso o nosso anjo maleiro só perguntava: que horas é a sua conexão e o homem da Alfandega dizia, já estou terminando. E assim foi. Tudo resolvido saimos dali, passamos no Caixa onde pagamos o serviço do maleiro, que ficou em cerca de CAN$ 40 e seguimos para despachar as mala e o Theo para nosso último e derradeiro trecho aéreo. Luiz deu ao anjo mais CAN$ 30 de gorjeta, ele sorriu de um lado ao outro e disse, vai embarcar que eu providencio tudo por aqui. Eram 08:40h da manhã. Chegamos em Montreal no horário previsto (10:15h), sem problemas ou atropelos. Neste vôo mais uma vez agradeci ao nosso bom Pai seu cuidado e zêlo, colocando esse anjo em nosso caminho.
Finalmente chegamos em Montreal, cheios de malas e de esperança.

A continuar...

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